História

por Interlegis — última modificação 19/08/2022 08h56
Textos sobre a história da Casa Legislativa, desde sua criação, bem como, fotos, vídeos, áudios, entre outras.

                                                     

 Origem do Município de Turuçu


Dados históricos comprovam, que tribos indígenas, viveram nas atuais terras do município de Turuçu, que na língua indígena quer dizer “aguas grandes", em referência ao rio Turuçu, que faz divisa com o município de São Lourenço do Sul.
No ano de 1920, a família do Sr. Arthur Lange, mudou-se para a região da Colônia Azevedo, morando num rancho aos fundos da Escola Carlos Kozeritz, onde plantou arroz na costa do Arroio Grande. A seguir mudou-se para Feitoria onde continuou sua plantação de arroz, desenvolvendo paralelamente as atividades, com uma oficina mecânica e ferraria. Onde ficou até 1930; ocasião em que associou-se ao Sr. José Halfen no curtume, transferindo para Arroio Grande sua oficina mecânica e a ferraria, que asseguravam a manutenção aos poucos e Rudimentares implementos agrícolas existentes na época.
Aos poucos foram chegando mais algumas famílias, somando-se às já existentes e plantavam e comercializavam seus produtos, principalmente para as cidades mais próximas – Pelotas e São Lourenço do Sul.
Em 1935, o Sr. Arthur Lange, fundou uma fábrica de tamancos coloniais e chinelos, que embora fosse rudimentar já gerava empregos.
Em 1936, o Sr. Arthur Lange comprou a parte de seu sócio José Halfen, que foi morar na cidade de Pelotas.
Em janeiro de 1949 foi constituída a empresa Arthur Lange e filhos Ltda., que durante a década de 50, evoluiu concentrando suas atividades econômicas no curtimento de couros bovinos e na fabricação de chinelos e tamancos.
A partir de 1959, a empresa mudou, passando também a exportar seus produtos, satisfazendo clientes e consumidores dos cinco continentes.
Um fato importante a destacar foi a construção da rodovia federal, BR 116 no ano de 1960, principal via de acesso da região que contribuiu para o desenvolvimento industrial, e a formação da Vila Arthur Lange, hoje sede do município de Turuçu.

 

Este é um conteúdo padrão que deve ser editado pelo usuário editor do site. Para alterá-lo basta se autenticar no portal, e clicar na aba Edição, que fica logo acima do título da página, então, inserir o conteúdo real e clicar no botão Salvar.

Esta página está dentro de uma pasta e foi selecionada como sua visão padrão. Na pasta você também pode criar outros conteúdos através do menu Adicionar item..., e conectá-los nesta página através de links internos com o editor visual.

Nesta página você deve publicar textos sobre a história da Casa Legislativa, desde sua criação, bem como, fotos, vídeos, áudios, etc, que permitam às pessoas conhecer o seu legislativo.